11.26.2017

Energia Renovável e Limpa

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas


As fontes de energia existentes no nosso planeta (inúmeras e variadas), são divididas em dois grupos: as fontes de energia renováveis e as fontes de energia não renováveis, pela raiz dos nomes dados aos dois grupos podemos facilmente identificar que: existem fontes de energia que se renovam, ou sejam, não desaparecem após serem utilizadas, e também existem aqueles que não se renovam, ou seja, podem desaparecer com o uso.

Como exemplo de fontes renováveis, as que não há a possibilidade de esgotamento, temos a energia eólica (gerada pelos ventos) e a solar (gerada pela luz emitida pela estrela central da nossa galáxia). E como exemplo do grupo daquelas que podem se esgotar, por terem recursos limitados e dependentes da quantidade deles existente no nosso planeta, as fontes não renováveis, podemos citar: os combustíveis fósseis (petróleo e seus derivados, etc.).
Porém dentro do grupo das energias renováveis, existem as chamadas fontes de energia limpa: que são um modo de geração de energia elétrica que não libera substâncias poluentes para o meio ambiente. Porém como nada se restringe à simplicidade, até o momento não se descobriu nenhuma forma de geração de energia que não cause nenhum impacto na natureza; entretanto, no caso da energia limpa, esse impacto restringe-se à região da construção da usina, Entre esses novos modelos energéticos estão a energia solar, a eólica, a geotérmica, a maremotriz, a hidráulica e a nuclear.
Porém como já observado anteriormente, não há nenhuma delas que não cause impactos ambientais, a nuclear por exemplo, não há a emissão de substâncias, porém há a produção de lixo atômico, que caso não seja descartado corretamente, corre-se o risco de contaminação.
Após a leitura de alguns conceitos, observamos a geração de energia elétrica por meio da biomassa: é uma fonte renovável, porém utiliza-se da combustão para gerar energia, o que gera gazes poluentes, quando utilizados como biomassa, estes dejetos transformam-se em combustível para produzir eletricidade de forma acessível. Porém essa é, além disso, uma maneira bastante limpa de produção energética, considerando que todo este material teria algum tipo de impacto ao apodrecer. E foi pensando nessa frase, nesse conjunto de palavras que buscamos desenvolver um projeto. Mas para entende-lo precisa-se, ainda que lhes seja apresentado mais algumas informações.

Nenhum comentário

Postar um comentário